Folha de S. Paulo


Brasil exporta recorde de 9,3 milhões de toneladas de soja em maio

Rodrigo Leal - 11.jul.10/Appa
Caminhão desembarca soja em Paranaguá (PR)
Caminhão desembarca soja em Paranaguá (PR)

As exportações de soja do Brasil em maio atingiram volume recorde de 9,34 milhões de toneladas, superando a melhor marca mensal anterior registrada em abril de 2014, de 8,25 milhões de toneladas.

Os embarques de soja renderam ao país no mês passado US$ 3,6 bilhões —de longe a commodity mais rentável no período—, mas o valor ficou abaixo do registrado em maio de 2014, apesar do volume maior, devido a uma acentuada queda nos preços internacionais nos últimos meses.

As exportações de maio de 2014 foram de US$ 3,87 bilhões. No período, os preços caíram 24%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1º) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

"A movimentação nos portos é forte. Está dentro da normalidade, considerando que os volumes são maiores neste ano. Em princípio, tenho expectativa bastante positiva para o mês de junho. Possivelmente junho vai ser um mês bastante forte", disse o secretário-geral da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Fabio Trigueirinho.

O Brasil está terminando de colher uma safra recorde em 2015. O volume foi estimado nesta segunda-feira pela Abiove, que representa as grandes indústrias e tradings do país, em mais de 93 milhões de toneladas, quase 8 % a mais do que no ano passado.

Os embarques de farelo de soja em maio também foram elevados, alcançando 1,59 milhão de toneladas, 12% a mais do que um ano antes e o maior volume desde agosto do ano passado.


Endereço da página: