Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: onde invisto para ter ganho acima da poupança?

Pergunta enviada pelo leitor L.H., de São Paulo (SP).

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E PLANEJADOR FINANCEIRO CERTIFICADO ALEXANDRE CANALINI - Caro leitor, buscar rentabilizar melhor o dinheiro é sempre uma boa iniciativa. Em relação à poupança, há vantagens em se aplicar na caderneta, como a isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas.

A poupança tem previsibilidade de ganho, ao contrário de produtos de renda variável, que podem ter perda. É uma aplicação cujo valor mínimo atende a boa parte da população.

Há desvantagens, porém. A rentabilidade tem oscilado entre 0,61% e 0,68% ao mês, retorno inferior ao do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro).

As LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário) têm isenção de IR para pessoas físicas e remuneração maior. O retorno depende da negociação com as instituições financeiras. Há alternativas a partir de R$ 30 mil no mercado.

Fique atento ao risco de crédito do emissor. Mas lembre-se de que esse risco é minimizado em parte pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que protege valores até o limite de R$ 250 mil por CPF.

Tenha em perspectiva a necessidade que terá de usar esse recurso. Pode surgir um imprevisto que exija o uso da reserva. Neste quesito, a liquidez é essencial e deve ser avaliada em conjunto com a renumeração que você conseguirá.


Endereço da página: