Folha de S. Paulo


Música domina vídeos mais vistos no YouTube no Brasil

"O clipe precisa chegar a pelo menos 1 milhão de acessos em uma semana", afirma a cantora Anitta, 22, sobre os vídeos postados no YouTube.

Para bater a meta, ela sabe que eles têm de chegar ao site de terça a quinta sempre por volta das 18h. Nesse horário, seu público acabou de voltar da escola ou está no trânsito, pronto para consumir o seu produto.

Desde 2012, foram 76 vídeos publicados, uma média de dois por mês. O mais famoso, "Show das Poderosas" (do verso "pre-pa-ra..."), é o quarto mais visto por brasileiros na história do YouTube, segundo levantamento inédito feito pelo Google.

A cantora é um fenômeno no site, mas não é a única. Na lista dos mais acessados na plataforma, vídeos de humor, de gatinhos ou de como fazer a maquiagem perdem de longe para os clipes musicais. Os dez mais vistos são todos de canções (veja abaixo).

Criado há dez anos como um site para troca de vídeos, o YouTube tornou-se um gigantesco arquivo de clipes e, mais recentemente, uma espécie de rádio moderno para boa parte do 1 bilhão de pessoas que o usam no mundo.

"Como você pode escutar as músicas e fazer outras coisas ao mesmo tempo, elas sempre terão muitas visualizações. Outros tipos de conteúdo pedem sua atenção", afirma Álvaro Paes e Barros, diretor do YouTube no Brasil.

O uso do YouTube como rádio não é uma especificidade do país, mas os artistas daqui têm alguma vantagem. Os 70 milhões de usuários brasileiros do site estão atrás apenas dos americanos em número de horas despendidas no portal, de acordo com o Google.

São, em média, 8,1 horas por semana gastas com vídeos on-line. A cada minuto, 400 horas de material são publicadas só no YouTube.

OPORTUNIDADE

Para os artistas, esse público engajado e ávido por música tornou-se uma frente de negócios. Ao conquistar um bom público no site, os cantores podem faturar com a venda, pelo Google, de publicidade veiculada em sua página –eles recebem uma parcela dos anúncios.

Há ainda a possibilidade de fazer merchandising dentro dos próprios vídeos. Anitta, por exemplo, já fez isso com a marca de iogurte Danio, da Danone. "Só anúncio não banca os custos do clipe."

No meio musical, a audiência no YouTube virou um dínamo para a carreira na vida real. Até mesmo o cachê dos cantores passou a ser influenciado pelo número de visualizações que alcançaram na plataforma, diz o Google.

O cantor sertanejo Luan Santana foi descoberto pelos ouvintes digitais do YouTube em 2008. Ele havia feito uma gravação, mas não aprovara o resultado. Deixou o áudio de lado até que um amigo da família encarregou-se de publicar no site do Google. Não tardou para ficar famoso.

Os milhões de acessos na plataforma viraram milhões de reais em cachês Brasil afora. Hoje, o cantor possui uma equipe de três pessoas dedicada a gerenciar sua imagem na rede, incluindo a interação com fãs no YouTube.

A importância do gênero musical no site do Google é tão grande que a companhia lançou no ano passado um serviço para os ouvintes.

Chamado YouTube Music Key, ele permite que o usuário disposto a pagar uma mensalidade escute músicas sem a interferência de anúncios. Por enquanto, não chegou ao Brasil, mas não deve demorar. "O mercado pede o serviço", diz Paes e Barros.

'HIT PARADE' DO YOUTUBE NO BRASIL

1) "Pintinho Amarelinho" - Galinha Pintadinha

2) "Baby" - Justin Bieber

3) "Tudo O Que Você Quiser" - Luan Santana

4) "Show das Poderosas" - Anitta

5) "Cuida Bem Dela" - Henrique e Juliano

6) "Gangnam Style" - PSY

7) "Dark Horse" - Katy Perry

8) "Ai Se Eu Te Pego" - Michel Teló

9) "Domingo de Manhã" - Marcos & Belutti

10 "Mozão" - Lucas Lucco

Leo Franco - 04.jun.2014/AgNews
"Show das Poderosas", da cantora Anitta, está no 4º lugar na "hit parade" do YouTube no Brasil

Endereço da página: