Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: vendi imóvel no Brasil por R$ 500 mil; em que aplico?

A pergunta foi enviada pelo leitor L.D. (cidade não informada)

RESPOSTA DE MAURO CALIL, CONSULTOR FINANCEIRO DO BANCO OURINVEST

Caro leitor, para aproveitar um momento de apreciação do real, portanto mais favorável à retirada de dinheiro do Brasil para transferir ao exterior -necessidade que descreve em sua pergunta completa-, você deverá prezar pelo equilíbrio entre liquidez e rentabilidade.

A própria caderneta de poupança tem liquidez diária (possibilidade de retirada do dinheiro em qualquer dia), o que daria a você a oportunidade de fechar o câmbio assim que o dólar tivesse uma queda.

Mas a rentabilidade dessa aplicação no período de espera seria seriamente comprometida, pois atualmente a poupança está perdendo para a inflação. Assim, vejo o CDB (Certificado de Depósito Bancário), que também tem liquidez diária, como alternativa melhor.

Para a quantia de R$ 500 mil, você encontrará taxas de remuneração superiores a 95% do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), o que significa rentabilidade cerca de 30% maior que a da caderneta, mesmo com pagamento de Imposto de Renda no curto prazo -em resgates em até seis meses, a alíquota é de 22,5%.

Antes de fazer a transferência do valor para o exterior, considere uma questão legal. Caso tenha feito a saída definitiva do Brasil, deverá ter um representante legal por aqui para tratar dessa transação.


Endereço da página: