Folha de S. Paulo


Bud Light repete nos EUA polêmica sobre incentivo a estupro

Uma campanha da marca de cerveja Bud Light, do grupo AB Inbev, detonou nos Estados Unidos uma onda de protestos semelhante à provocada no Brasil pela Skol, do mesmo fabricante.

Após adotar o slogan "a cerveja perfeita por remover o não do seu vocabulário para a noite", a companhia foi alvo de duras críticas de internautas que a acusaram de incentivar o estupro.

"Equipe Bud Light, vocês precisam limpar esta decisão estúpida e impensada" e "Esta campanha tem implicações bastante desagradáveis que não devem mais ser impressas" foram algumas das mensagens publicadas em redes sociais.

Após a repercussão, a empresa divulgou um comunicado em que pede desculpas e se compromete a abandonar o slogan.

"Ficou claro que a mensagem não foi assertiva, e nos arrependemos por isso. Nós nunca vamos perdoar este comportamento desrespeitoso e irresponsável. Como resultado, cessamos imediatamente a impressão desta mensagem", disse a Anheuser-Busch InBev, em comunicado.

Em março, a companhia se envolveu em polêmica semelhante ao incentivar as pessoas a "beliscarem" quem não estivesse vestindo de verde no St. Patrick's Day, o dia de São Patrício, feriado em alguns países.

ERRO REPETIDO

No Brasil, campanha da Skol para o Carnaval provocou protestos em fevereiro, acabou retirada de outdoors e foi alvo de uma representação do Conar (conselho autorregulador da publicidade).

Reprodução/Facebook
Mila Alves e Pri Ferrari protestaram contra campanha de Carnaval da Skol

A ação trazia frases como "Esqueci o 'não' em casa" e "Topo antes de saber a pergunta". Fábio Barracho, diretor da Skol, disse na época que houve "erro de interpretação".

Procurada para falar sobre a repetição da mensagem e as novas reações, a AB Inbev não respondeu até a noite desta quarta (29).


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