Folha de S. Paulo


Corrida de carros vira hobby em empresas de tecnologia

Elimine cheiro, barulho e a ameaça de morte e é possível dizer que corridas de carro se resumem essencialmente à matemática: o percurso ideal da pista é um arco geométrico que representa o caminho de menor resistência e cabe ao motorista se apegar a esse trajeto de forma tão consistente quanto um microprocessador calcula um algoritmo.

O desafio de encontrar esse caminho pode ser um dos motivos que explicam por que as pistas vêm atraindo tantos executivos de empresas de tecnologia –pessoal acostumado a identificar e manipular matemática oculta.

Neste último ano, correr de carro parece ter se tornado o hobby quente do Vale do Silício (EUA). Há grupos informais de pilotos na Apple, no Facebook e no Google que se reúnem e alugam pistas locais de corrida.

"Quando você está em um momento bom dirigindo um carro de corrida, é quase como meditar", disse Jeff Huber, que pilota carros há mais de uma década e trabalha em projetos secretos no Google X, o laboratório de pesquisa avançada do grupo.

Passar horas na pista em busca do traçado perfeito não é apenas um passatempo, mas, assim como o golfe, traz o benefício de lubrificar as engrenagens dos negócios.

Os entusiastas afirmam que levar um potencial funcionário, cliente, investidor ou fundador de start-up promissora a uma visita ao autódromo cria uma conexão que continua a se fazer sentir mesmo longe das pistas.

Jeff Bonforte, vice-presidente do Yahoo!, viu esse potencial anos atrás, quando era presidente-executivo da Xobni, start-up que fornecia serviços de e-mail a empresas. Bonforte pilota seu carro (Porsche Cayman R) nas pistas diversas vezes por ano.

Depois de alugar uma pista local por um dia, Bonforte convidou um gerente de produtos da Sprint, um presidente-executivo de uma grande companhia de eletrônica e um "empresário realmente influente" para um dia de corrida com ele. Algumas poucas horas na pista fizeram do presidente-executivo da grande empresa de eletrônica "um bom amigo", ele diz.

Bonforte também estabeleceu um bom relacionamento naquele dia com um executivo da Sprint. O relacionamento por fim resultou em um contrato entre a Sprint e a Xobni que foi mantido depois que o Yahoo! adquiriu a companhia de Bonforte.

Hoje, graças ao contato dois tiveram nas pistas, o Yahoo! está desenvolvendo alguns dos softwares essenciais para diversos modelos de smartphones da Sprint.

A conexão criada durante uma corrida pode se provar duradoura, disse Bonfort, que hoje investe em uma equipe de corrida. "Você forma um elo instantâneo com todo mundo que participa. Seu cérebro fica tão feliz que a alegria toma conta de você e influencia todo mundo que esteja presente."


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