Folha de S. Paulo


Gastos do Google com lobby atingiram novo recorde no começo de 2015

O Google estabeleceu um novo recorde de gastos com a atividade de defender seus interesses junto a parlamentares americanos (conhecida como lobbying) no primeiro trimestre de 2015.

No total, foram gastos US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 16,5 milhões), segundo um banco de dados do governo norte-americano.

O Google ficou em nono lugar entre as empresas que mais gastaram com lobby em 2014, com US$ 16,8 milhões, atrás da Câmara Americana de Comércio (US$ 124 milhões) e da Associação Nacional de Corretores de Imóveis (US$ 55 milhões), segundo o Center for Responsive Politics.

A divulgação sobre os gastos de lobby vem em um momento em que a empresa é acusada pela União Europeia de prejudicar as rivais nos resultados de busca.

A Europa também abriu uma investigação sobre as suspeitas de que o Google usa o Android para manter a sua posição dominante entre usuários do serviço móvel, enquanto os rivais do Google estão pedindo ao Departamento de Justiça dos EUA para abrir também uma investigação formal sobre o Android no país.

O crescente investimento do Google em lobby acontece num momento em que a companhia participa de batalhas antitruste no país e no exterior e expande seus negócios em novas áreas, como conectividade de banda larga e carros autodirigíveis.

"Os grandes gastos da Google em Washington podem objetivar em parte angariar apoio do Congresso e da Casa Branca na sua defesa face à ação antitruste da UE contra a empresa", disse Viveca Novak, porta-voz do Center for Responsive Politics.


Endereço da página: