Folha de S. Paulo


Classe supereconômica terá fila do meio com 5 poltronas mais estreitas

A Airbus lançou nesta semana uma classe "supereconômica", com cinco assentos –um a mais– na pouco estimada fileira do meio em seus A380, o maior avião de passageiros no mundo.

Com a nova classe, a fabricante europeia oferece às companhias aéreas a possibilidade de as fileiras do avião serem no formato 3-5-3, em vez da 3-4-3 habitual.

A apresentação do layout se deu em uma feira de interior de aeronaves que acabou nesta quinta-feira (16) em Hamburgo, na Alemanha.

Divulgação
Nova classe econômica da Airbus, com 5 poltronas na fileira do meio
Nova classe econômica da Airbus, com 5 poltronas na fileira do meio

No modelo, batizado de "Budget Economy", a econômica ganha até 30 assentos a mais; na configuração padrão, o A380 tem 525 lugares.

A configuração será oferecida também nos demais aviões de dois corredores da marca: A330, A340 e A350.

O conforto não será prejudicado, diz a Airbus. A "Budget Economy" padrão tem 11 assentos com largura de 18 polegadas (45,7 cm), "alinhada às exigências da indústria e do mercado". Mas é possível pedir poltronas mais apertadas, de 17 polegadas (43,2 cm) –isso depende do que quer cada companhia aérea.

Ao lançar a nova classe, a Airbus diz que se trata de uma questão de "escolha". Trata-se de um produto que permitirá ao passageiro escolher mais ou menos espaço, a depender do critério de decisão –mais conforto ou preço.

O A380 ainda não voa para o Brasil e nenhum pedido foi fechado na nova configuração. O foco serão mercados emergentes, diz a Airbus.

A fabricante dispõe ainda da classe "Premium Economy", com assentos com largura de 19,5 polegadas (49,5 centímetros) e a executiva, com poltronas de 1,80 metro e que reclinam até 180 graus.

Em 2013, a Airbus criou campanha em que defendia maior conforto com um padrão de 18 polegadas no mercado. Questionada se não se tratava de uma contradição, disse que as mudanças refletem "as últimas inovações de cabine e tendências".


Endereço da página: