Folha de S. Paulo


Aneel aprova aumento nas tarifas de energia em empresas de cinco Estados

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (14), aumentos sobre a tarifa de energia de seis distribuidoras do país. Os novos preços começam a ser aplicados na próxima semana.

O ajustes atingem municípios de Sergipe, da Bahia, do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e também do Ceará.

No caso da Energisa Sergipe, as residências, comércios e escritórios terão a conta de luz aumentada em 10,81%. Para a indústria local, o ajuste será de 17,46%.

A empresa atende 713 mil unidades consumidoras em 63 municípios do Estado.

Já a Coelba, que possui 5,5 milhões de consumidores em 415 municípios da Bahia, aplicará aumento de 10,45% para a chamada baixa tensão, que inclui as residências. Grandes consumirdes, como fábricas, terão ajuste de 13,34%.

A Cosern aplicará aumento de 7,41% sobre as tarifas residenciais e de 14,41% para as indústrias. A empresa atua no Rio Grande do Norte e atende 1,3 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios.

A Uhenpal, que possui 15 mil unidades consumidoras localizadas nos municípios gaúchos de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine, Restinga Seca e parte dos municípios de Santa Maria e Júlio de Castilhos, aumentará seus preços em 4,46% para residências e 7,52% para indústrias.

Já a AES Sul terá reajuste de 4,36% para comércios, residências e escritórios. A indústria perceberá aumento pouco maior, de 6,95%. Serão afetadas 1,3 milhão de unidades consumidoras localizadas em 118 municípios do Rio Grande do Sul.

A Coelce, que atende 3,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará, passou por processo um pouco diferente das demais.

No lugar da correção anual das tarifas –chamado reajuste tarifário–, ela passou pela revisão tarifária. Esse processo, feito em média a cada quatro anos, leva em conta a remuneração dos investimentos realizados, além da inflação e do aumento de custos das empresas no período.

Para os consumidores de residências e pequenos comércios atendidos pela empresa, o aumento será de 7,15%. Na alta tensão, esse ajuste será de 22,74%.


Endereço da página:

Links no texto: