Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Como invisto R$ 200 por mês durante 20 anos?

A pergunta foi enviada pelo leitor R.G., de Ilha Solteira (SP).

RESPOSTA DE MICHAEL VIRIATO, PROFESSOR DO INSPER E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER - Para criar um plano de investimento, é preciso estabelecer quatro passos principais: definir o perfil de aplicação, montar uma estratégia, escolher produtos adequados para ela e reavaliá-la constantemente, assim como o cenário econômico.

No início da construção do portfólio de investimento, como o montante ainda é pequeno, a tarefa de diversificar não é simples. Para a aposentadoria, produtos de previdência do tipo VGBL atendem bem à necessidade inicial de diversificação. Há produtos a partir de R$ 100 ao mês. Além disso, os VGBLs têm duas vantagens fiscais. Não há o IR semestral, chamado "come-cota", e a alíquota pode ser reduzida para até 10% após dez anos.

A escolha do plano precisa ser criteriosa. O investidor deve evitar produtos que cobrem taxa de carregamento e avaliar com cuidado aqueles com taxas de administração superiores a 1,5% ao ano.

Alternativamente aos produtos de previdência, o investidor pode criar uma carteira de longo prazo comprando títulos públicos federais referenciados à inflação. Esses títulos podem ser adquiridos mensalmente por meio de uma corretora na plataforma do Tesouro Direto. Nesse caso, é preciso atentar para a taxa cobrada pela corretora.


Endereço da página: