Folha de S. Paulo


HSBC é processado na França por suspeita de lavagem de fraude fiscal

O banco suíço HSBC anunciou nesta quinta-feira (9) ter sido processado na França por lavagem de fraude fiscal, e disse que foi imposta uma fiança de 1 bilhão de euros (US$ 1,11 bilhão).

O grupo HSBC declarou em um comunicado que os magistrados franceses investigam "supostos delitos relacionados com os impostos" entre 2006 e 2007, que ficaram conhecidos dentro do caso SwissLeaks.

ENTENDA O CASO

Segundo um dossiê com informações bancárias vazadas, o braço suíço do HSBC teria ajudado clientes a sonegar impostos e esconderem investimentos, distribuindo produtos bancários não identificados e orientando sobre como escapar das autoridades do fisco.

Documentos com dados de 106 mil pessoas, dentre elas 8.667 brasileiros, com contas no HSBC da Suíça, foram entregues por um ex-funcionário do banco a autoridades francesas.

As informações chegaram à rede de jornalistas investigativos Icij. A Receita cruzou a relação de investidores brasileiros com dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Possuir contas no exterior não é ilegal, a não ser que haja outros ilícitos, como evasão de divisas e lavagem de dinheiro, e desde que sejam declaradas à Receita Federal. Os titulares também devem informar ao Banco Central quando o saldo for superior a US$ 100 mil.


Endereço da página:

Links no texto: