Folha de S. Paulo


Petrobras dá largada em venda de ativos com campos na Argentina

A Petrobras deu a largada em seu novo processo de venda de ativos sob a gestão do novo presidente Aldemir Bendine, lançado no início de março. A estatal vendeu 26 concessões de campos de exploração e produção em terra por US$ 101 milhões na Argentina para a CGC (Compañia General de Combustibles), uma empresa.

Localizadas na bacia Austral, no sul da patagônia Argentina, as áreas têm uma produção média de 15 mil barris/dia. Nem todos as concessões estão ainda em fase de produção. No negócio, foi incluída a infraestrutura de escoamento por dutos, tratamento e armazenamento do petróleo.

Essa é a primeira venda de um ativo da companhia no âmbito do plano de desinvestimento para 2015 e 2016, cujo objetivo é gerar caixa o mais rapidamente possível pela estatal para a abater dívidas. Ao todo, a expectativa é se desfazer de negócios avaliados em US$ 13,7 bilhões.

O pagamento foi realizado no momento da assinatura do contrato (que depende ainda da aprovação de órgãos reguladores argentinos) e, portanto, será registrado no balanço do primeiro trimestre de 2015.

O "filé" dos ativos da Argentina, porém, não foi ainda negociados. Trata-se da rede de postos da estatal no país.


Endereço da página:

Links no texto: