Folha de S. Paulo


Com juros altos, qual título público é mais vantajoso? Confira resposta

Observamos nos últimos meses a alta das taxas de juros na economia brasileira. Isso significa encarecimento dos recursos financeiros para o setor produtivo. Indústrias passam a ter custo de captação maior, consumidores passam a pagar mais juros, de tal forma que, muitas vezes, o país reduz o ritmo de crescimento da economia.

Avaliemos agora como isso afeta os investimentos. A primeira percepção que temos é que investimentos atrelados à inflação têm rentabilidade boa em períodos inflacionários.

Muito pelo contrário, o que observamos nos últimos anos é que, nos períodos de inflação elevada, ativos indexados ao IPCA tiveram perda. A alta da taxa de juros faz esses ativos valerem menos do que antes.

Os ativos que mais se beneficiaram historicamente da alta da taxa de juros foram as aplicações pós-fixadas, como as indexadas à Selic e ao CDI. Você poderá encontrá-los em bancos e no Tesouro Direto. Os bancos ofertam aplicações como CDBs, LCAs, LCIs, fundos de investimentos DI, entre outros. No Tesouro, o título que mais se beneficia são as LFT (Letras Financeiras do Tesouro).

Os títulos com vencimento após dois anos permitem ter Imposto de Renda na menor alíquota, de 15% se for mantido pelo período.

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E PLANEJADOR FINANCEIRO CERTIFICADO ALEXANDRE CANALINI


Endereço da página: