Folha de S. Paulo


Serra critica falta de ação de Itamaraty e Prefeitura de SP no combate ao contrabando

Veja o vídeo

Para o senador José Serra, política do Itamaraty em relação aos países vizinhos é empecilho no combate ao contrabando.

A declaração foi feita durante o "Fórum o Contrabando no Brasil", realizado pela Folha na manhã desta quinta-feira (19).

"O Brasil mantém uma política externa que não separa amizade de negócios e é paternalista com os vizinhos. Dessa visão, surgem erros monumentais de política econômica, a exemplo do Mercosul, um arranjo em que o Brasil cedeu tudo para o Paraguai, Uruguai e Argentina, abrindo mão até de sua autonomia", disse Serra, acrescentando que a Argentina não devolve a camaradagem e que votou contra a candidatura brasileira para sediar as olimpíadas. "Seria como se a China subordinasse sua política ao Camboja, Laos e Vietnã", compara.

Para o senador, discurso do "Brasil potência" vendido pelo Itamaraty impressiona os presidentes e faz com que o país adote uma postura pouco incisiva com os vizinhos. Ele citou o acordo dos entrepostos franco paraguaios como um dos exemplos de paternalismo do Brasil em relação a outros países da América Latina.

A Prefeitura de São Paulo também foi alvo de críticas do tucano. "Para esse esquerdismo moderninho o que vale é fazer ciclovia impedindo acesso aos negócios, hotel para drogado e incentivar o comércio paralelo. São Paulo tinha um trabalho sério de combate à pirataria e aos irregulares, foi tudo descontinuado", afirma.

Segundo o senador, contrabando impede a criação de 1,6 milhões de empregos e deve ser visto como um problema macroeconômico.


Endereço da página:

Links no texto: