Folha de S. Paulo


'Black Friday fora de época' dá desconto em 500 sites nesta quarta

Lojas virtuais promovem nesta quarta-feira (18) uma espécie de "Black Friday fora de época", com o oferecimento de produtos com desconto em mais de 500 sites.

A data, chamada de Dia do Consumidor Brasil e que acontece pelo segundo ano, é uma referência ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado no último domingo (15).

Trata-se, na verdade, de uma tentativa do comércio on-line de elevar as vendas em um período considerado fraco –no primeiro trimestre do ano, sem datas comemorativas como o Dia das Mães e com o consumidor pagando os financiamentos feitos na temporada de Natal, o movimento costuma ser menor.

A ação terá entre os participantes sites de companhias como Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza. Apesar de a participação predominante ser de lojas virtuais, o varejo físico também aderiu, como no caso das redes Fast Shop e Ponto Frio.

Segundo o Buscapé Company, que organiza o evento, as ofertas podem chegar a até 80% –no site da comparadora de preços e também no portal Baixou haverá indicações de produtos realmente com desconto, com base nos preços dos dias anteriores.

"A adesão está como esperávamos", diz Rodrigo Borer, presidente do Buscapé, quando questionado se o momento econômico e a inflação iriam interferir na ação.

A expectativa é que, em apenas um dia, o setor de e-commerce movimente R$ 278,3 milhões, uma alta de 60% em relação aos R$ 174 milhões de 2014.

O valor é bem mais baixo que o da Black Friday original, que acontece em novembro e que no ano passado gerou R$ 1,16 bilhão.

Ainda assim, é mais que o dobro do que se costuma vender em uma quarta-feira comum (em torno de R$ 115 milhões), de acordo com E-bit.

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Leia, abaixo, dicas para evitar fraudes e falsos descontos e saber como reclamar.

PESQUISE A LOJA

- Pesquise a loja virtual escolhida. Em sites como o ReclameAqui é possível verificar os problemas enfrentados pelos clientes dessas empresas e as respostas a eles -se há muitas reclamações em períodos comuns, imagine em uma data em que o volume de operações de operações equivale a de cinco dias normais. O Procon-SP também tem um site com e-commerces a serem evitados.

- Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou àquelas indicadas por amigos e parentes.

- Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Se a situação estiver "baixada", "cancelada" ou "inativa", desista da compra.

- Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.

PREPARE-SE

- Tente não usar computadores públicos, como de Lan Houses, ou em redes de wi-fi desconhecidas. Isso pode expor seus dados.

- Prefira pagar com cartão de crédito ou com sistemas de pagamento on-line como PayPal, MoIP ou PagSeguro. É mais fácil conseguir o dinheiro de volta por esses meios, cancelando a compra: você pode solicitar diretamente à administradora do cartão o estorno do valor pago.

- Verifique se há mesmo anúncio de desconto para o produto que você está escolhendo. Muitas lojas podem querer faturar vendendo acessórios ou outros itens com valores acima da média.

PRESTE ATENÇÃO

- Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, ser um estelionatário.

- Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.


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