Folha de S. Paulo


Itaú inaugura novo centro tecnológico no interior de SP

O Itaú Unibanco inaugurou nesta sexta (13) seu novo centro tecnológico em Mogi Mirin (160 km de São Paulo). O centro, que será responsável por processar e armazenar todas as transações do banco, teve investimentos de R$ 3,3 bilhões e deverá criar pelo menos 400 empregos diretos na região.

A previsão é que até meados de 2016 todas as operações do banco sejam processadas no novo data center. Neste ano, o centro deverá absorver o processamento de todas as agências de varejo e dos cartões. No próximo ano, será a vez das operações de atacado e do banco de investimentos.

Segundo o Itaú, o novo centro tecnológico faz parte de um programa de R$ 11 bilhões em investimentos em tecnologia no período entre 2012 e 2015.

O data center está preparado para aumentar em 25 vezes a atual capacidade instalada de processamento de dados, o que deve ser suficiente para atender a demanda dos clientes até 2050.

"Esse empreendimento é de uma complexidade e magnitude inéditas, preparando de fato o banco para o futuro", disse Roberto Setubal, presidente-executivo do Itaú Unibanco.

Segundo o banco, o banco realizou 31 bilhões de transações em todos os canais de atendimento (agências, caixas eletrônicos, internet, mobile, call center e máquinas de cartão) em 2014, com média de 4 mil transações por segundo nos horários de pico.

A maior parte dessas transações, afirma o banco, ocorre por meio online: 42% são realizadas pela internet fixa e móvel, enquanto 9% são feitas nos caixas eletrônicos, 19% nas agências, 2% pelo call-center e 28% nas máquinas de cartão. A expectativa é que em 2015 o número de transações supere 35 bilhões.

"A tecnologia é a forma de chegarmos aos nossos clientes", disse Marcio Schettini, diretor-geral de tecnologia do Itaú Unibanco.

Segundo o banco, a escolha por Mogi Mirim ocorreu em função da localização, acesso por rodovias, além da disponibilidade de terreno com tamanho e topografia adequados. O banco fez ainda uma parceria com a Etec (Escola Técnica) e a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Mogi Mirim para formação de mão de obra qualificada para trabalhar no novo data center.


Endereço da página: