Folha de S. Paulo


Governo classifica como 'produtivas' reuniões com representantes da S&P

O ministério da Fazenda classificou como "profícuas e produtivas" as reuniões com representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor´s.

O ministro Joaquim Levy esteve reunido nesta quinta-feira (5) com cinco emissários da agência. Segundo nota divulgada há pouco pelo ministério, foram apresentadas as medidas de sustentabilidade fiscal que estão sendo adotadas pelo governo.

A comitiva da agência também esteve com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, entre outros integrantes do governo.

Segundo a nota, o governo também buscou passar a mensagem de estar tomando medidas para estabilidade monetária.

A agência está no Brasil de 2 a 6 de fevereiro, em visita anual para avaliar as perspectivas econômicas do país e a consistência da política econômica, informou a Fazenda.

Devem avaliar a "capacidade e a disposição do governo em honrar, completa e pontualmente o serviço de sua dívida. A visão de uma agência de classificação de risco é importante para balizar a decisão de investimento em um país, seja na economia real ou em seus ativos financeiros", diz a nota.

O governo decidiu fazer uma ofensiva junto às principais agências de classificação de risco para evitar que as mesmas sigam a trilha da Moody's e declarem a Petrobras empresa insegura para se investir.


Endereço da página:

Links no texto: