Folha de S. Paulo


Auditores fiscais fazem protesto em Brasília por melhorias na Receita

Cerca de 500 auditores da Receita Federal estão em protesto na frente do prédio do Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (5) para cobrar medidas de valorização da carreira e fortalecimento da Receita Federal.

Na pauta do protesto, também está a oposição às medidas provisórias que restringem benefícios fiscais e trabalhistas, que ainda terão de passar pelo Congresso.

Segundo Cláudio Damasceno, presidente do Sindifisco Nacional (sindicato da categoria), essas medidas afetam em cheio a classe trabalhadora.

Ele defende outras propostas para aumentar a arrecadação em ano de ajuste fiscal, como a cobrança de Imposto de Renda sobre lucros e dividendos de sócios e acionistas.

Entre as medidas de valorização da carreira, os auditores pedem a indenização de fronteira, um incentivo para que auditores trabalhem nas unidades da Receita nas fronteiras do país. A lei foi sancionada em 2013 e não saiu do papel, defende o Sindifisco Nacional.

Os auditores, responsáveis pela arrecadação de tributos no país, também reivindicam um reajuste de 35% nos salários.

Eles pedem que o salário dos auditores seja equivalente a 90,25% do teto dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que hoje está em R$ 33,8 mil.

Os auditores estiveram reunidos com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e afirmam que ainda não há sinalização de greve.


Endereço da página: