Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Apliquei R$ 60 mil na poupança. Troco por CDB?

A pergunta foi enviada pelo leitor A.G., de São José do Rio Preto (SP).

RESPOSTA DE WILLIAM EID JUNIOR, PROFESOR DA FGV-SP -Vamos imaginar que você queira aplicar o dinheiro por um prazo superior a dois anos. Nesse caso, você deve perguntar ao gerente qual a taxa para um CDB (Certificado de Depósito Bancário) pós-fixado de dois ou três anos. O gerente vai apresentar um percentual do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro, juros de empréstimos entre bancos). Digamos que seja 92% do CDI. Aí você deve comparar a rentabilidade do CDB com a rentabilidade da poupança.

Para isso temos que estimar a rentabilidade do CDI nos próximos anos. Essa rentabilidade é muito próxima à Selic (juro básico), que hoje está pouco acima de 12%. Podemos supor que vai ficar nesse patamar nos próximos dois ou três anos. Então seu CDB vai render 92% dos 12%, ou 11,04% ao ano. A poupança terá rentabilidade de 0,5% ao mês mais TR, estimada em 0,8% ao ano. Isso deve dar uma remuneração igual a 7,1% ou 7,2% ao ano. A poupança é isenta de IR, e o CDB não. Como o dinheiro vai ficar aplicado mais que dois anos, a alíquota de IR será de 15% e a remuneração líquida do CDB será de 9,38%, superior à da poupança.

O percentual do CDI que vai igualar as remunerações é de 71%. Para prazos menores, você deve fazer o mesmo cálculo, só ajustando para a alíquota de IR.


Endereço da página: