Folha de S. Paulo


Agências de risco vêm ao Brasil nesta semana

Depois do rebaixamento da nota da Petrobras pela Moody's, outras agências internacionais de classificação de risco desembarcarão no Brasil a partir desta semana para avaliar a situação da estatal e das medidas adotadas pelo governo para equilibrar as contas públicas.

Segundo a Folha apurou, as avaliadoras internacionais farão um giro pelas dependências econômicas e políticas do Executivo, com destaque para o Banco Central e o Ministério da Fazenda.

A chegada das agências no país ocorre após o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciar nesta sexta-feira (27) um duro reforço nas ações de corte de despesas e recuperação de receita da União com a redução do benefício fiscal sobre a folha de pagamentos e a redução na alíquota do programa Reintegra, que devolve créditos tributários a exportadores.

Integrantes do governo disseram à Folha que a data da divulgação das novas iniciativas foi escolhida pela pasta para ocorrer justamente antes da chegada dos representantes da Fitch e da Standard & Poor's ao Brasil.

Na sexta-feira, Levy sinalizou que o esforço fiscal é para valer e que não poupará esforços para recuperar a credibilidade do governo.


Endereço da página: