Folha de S. Paulo


Fed expressa cuidado para alta dos juros não afetar recuperação nos EUA

Integrantes do Federal Reserve reunidos na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) expressaram preocupação com a possibilidade de que elevar os juros cedo demais jogue água fria sobre a recuperação econômica dos Estados Unidos.

A leitura do mercado é que os membros devem aguardar mais para elevar os juros nos EUA.

Na reunião, os integrantes debateram também o impacto das inflação baixa na economia americana, além da desaceleração da economia chinesa e das tensões no Oriente Médio e na Ucrânia. Segundo o Fomc, todos esses fatores "representavam riscos" à perspectiva de crescimento econômico no país.

Para os integrantes do comitê, uma decisão sobre quando elevar os juros continuará dependendo dos indicadores econômicos. No entanto, o momento exato de agir continua sendo um motivo de preocupação.

"Muitos participantes observaram que um aumento prematuro nos juros poderia golpear a recuperação aparentemente sólida da atividade real e das condições do mercado de trabalho, minando o progresso em direção aos objetivos do comitê", segundo a ata.

O Fed repetiu em janeiro que seria "paciente" ao decidir quando elevar os juros, atualmente quase zerados, mas reconheceu o declínio de certas medidas de inflação.
Na ata da reunião, eles também hesitaram sobre o impacto de descartar o termo "paciente" de seu comunicado.

A ata mostra que muitos integrantes do comitê temiam que abandonar a expressão "paciente" –quando chegar a hora– ameaça alterar as expectativas do mercado sobre uma alta de juros a uma "faixa de datas indevidamente estreita".


Endereço da página: