Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: é ganho quitar hipoteca com juros de 20% ao ano?

A pergunta foi enviada por I. R., de Juiz de Fora (MG).

RESPOSTA DE WILLIAM EID JUNIOR, PROFESOR DA FGV-SP

Com a taxa efetiva de 20,27%, é mais vantagem quitar seu financiamento com o valor de que dispõe. Por melhor que seja a remuneração dos seus investimentos, ela não vai chegar nem perto desses 20,27%. Para os R$ 95 mil que você, em sua pergunta completa, menciona ter disponíveis, ela será de no máximo uns 12% ao ano.

E não é que você só pagou juros no período, como relata: o sistema SAC é de amortização constante, você sempre está pagando uma parte do principal e outra de juros, sendo que a segunda é decrescente, pois os juros incidem sobre o principal, que vai diminuindo. Também não acredito que haja possibilidade de redução na taxa, pois a Caixa anunciou aumento nos juros. Não custa se informar nos outros bancos, para portabilidade, mas a redução, se existir, será bem pequena e terá pouco impacto nas prestações. Daí também a sugestão de quitar.

Quanto ao investimento, pense numa proteção contra a inflação. Aí os títulos do Tesouro do tipo NTN-B (Nota do Tesouro Nacional - Série B) ou fundos de investimentos atrelados à inflação podem ser boa alternativa. Em ambos os casos, você terá juros, hoje por volta de 6% ao ano mais a inflação pelo IPCA. Pense em manter a aplicação por pelo menos dois anos para ter a menor alíquota de IR.


Endereço da página: