Folha de S. Paulo


Brasil deve abrir mais shoppings em 2015, mas vendas devem desacelerar

O setor de shopping centers no Brasil deve ver desaceleração de vendas em 2015, ano que será marcado pela abertura de mais empreendimentos em função do escoamento de projetos inicialmente previstos para 2014.

Após alta de 10% nas vendas nesses centros de compras no ano passado, a R$ 142 bilhões, a expectativa para 2015 é de crescimento mais modesto, de 8,5%, divulgou a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) nesta terça-feira (27).

Avaliando o desempenho esperado como "bastante razoável" diante do cenário econômico, o presidente da entidade, Glauco Humai, disse que 2015 será um ano difícil, citando fatores como pressão inflacionária e juros mais altos, além de problemas estruturais em relação à disponibilidade de água e energia.

A projeção da Abrasce é que sejam criados 26 novos empreendimentos em 2015, contra 24 em 2014. Os números contrastam com previsão feita pela associação no início do ano passado, que era de inauguração de mais de 40 novos empreendimentos em 2014 e apenas 15 neste ano.

Segundo Humai, a diferença entre a previsão de shoppings novos e os efetivamente abertos foi maior do que a média no ano passado, mas não chega a acender a luz vermelha.

"Mesmo adiados, eles vão acontecer", disse, relacionando a decisão de postergação a fatores como demora na obtenção de licenciamento, questões econômicas e menor disponibilidade de recursos para o financiamento de projetos que nos últimos anos.

Bruno Poletti - 20.dez.2014/Folhapres
Movimento no shopping Center Norte, em São Paulo, no último sábado antes do Natal de 2014
Movimento no shopping Center Norte, em São Paulo, no último sábado antes do Natal do ano passado

PÉ NO FREIO

Em 2014, as empresas de shoppings colocaram o pé no freio em relação a novos projetos após a abertura de unidades com baixa taxa de ocupação.

O Brasil encerrou 2014 com 520 shoppings distribuídos em 188 cidades. Dentro desse universo de empreendimentos, 18% –ou mais de 90 shoppings– contam com projetos de expansão, indicando a manutenção dessa toada em detrimento da aposta em novos centros de compras.

Dos 26 novos empreendimentos projetados para 2015, 16 serão em cidades que não são capitais. Ao mesmo tempo, 12 cidades receberão seu primeiro shopping, disse a Abrasce, estimando um investimento total de cerca de R$ 16 bilhões em aberturas e expansões no ano.


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