Folha de S. Paulo


Definir público e montar cadastro são prioridades para divulgar promoção

A escolha da melhor forma de divulgar uma promoção depende, principalmente, do perfil do público que a loja atende e da relação que o empresário e os vendedores têm com seus clientes, diz José Carmo Vieira, consultor do Sebrae-SP.

O primeiro passo para ter sucesso na liquidação é buscar os cadastros de clientes que compram mais e oferecer a eles a chance de chegar primeiro e pegar as melhores oportunidades.

Nathalia Freitas, 31, dona de confecção e loja de roupas com seu nome em São Paulo, conta que tem diferentes formas para atrair cada tipo de cliente. Ela está fazendo, desde o início do ano, uma liquidação do estoque da coleção de primavera-verão que sobrou após o Natal (cerca de 25% do total).

Nos primeiros vinte dias, enviou dois e-mails semanais para as lojas que revendem suas peças e, para as mais fiéis, também fez ligações.

Na segunda metade do mês, a empresa começou a buscar os clientes no varejo -para esse público o que funciona são anúncios e posts no Facebook e Instagram, diz.

Na internet, a estratégia mais usada é a chamada "flash sale" (venda relâmpago), na qual um e-commerce cria uma página especial com produtos a preços muito mais baixos por poucos dias ou até horas, diz Guilherme Wroclawski, sócio-diretor do SaveMe, site que junta promoções na internet.

Hoje, das ofertas no portal, 65% acontecem nesse modelo, 35% são feitas a partir de cupons e 5% por "cashback" (em que a loja devolve parte do que o cliente gastou).


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