Folha de S. Paulo


Folha amplia liderança em multiplataformas on-line no Brasil

A Folha encerrou mais um ano na liderança entre os jornais brasileiros.

É o jornal de maior circulação do país e também o que tem mais assinantes digitais, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação).

Além disso, seu site tem audiência superior à de qualquer outro diário brasileiro e sua página do Facebook soma 4,8 milhões de seguidores, mais do que a de qualquer concorrente do setor.

"A Folha já era o jornal de maior penetração nacional do Brasil e, com suas versões digitais, está conseguindo reforçar essa posição", afirma o diretor-executivo de Circulação, Murilo Bussab.

O jornal foi pioneiro no uso do sistema de paywall (muro de pagamento) poroso em seu site, cobrando pelo acesso frequente ao conteúdo desde 2012. Hoje, a Folha tem um em cada quatro assinantes digitais dos diários brasileiros.

"Os números do IVC mostram que existe no Brasil um mercado significativo disposto a pagar para consumir o jornalismo de qualidade em plataformas digitais", afirma Antonio Manuel Teixeira Mendes, superintendente da Folha.

Além do crescimento das assinaturas, o ano de 2014 foi marcado por mudanças importantes nos hábitos de consumo digital do jornal.

Assim como aconteceu com outras publicações, houve um aumento bastante acentuado dos acessos móveis ao conteúdo da Folha –por tablets e sobretudo por celulares.

Parte significativa desse aumento está atrelada ao envio de links por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

A temperatura jornalística de 2014 também contribuiu para o crescimento da audiência do jornal, que foi de 6% no número de páginas vistas e de 23% no total de visitantes únicos.

Em outubro, mês das eleições brasileiras, a Folha teve seu recorde de páginas vistas (395,7 milhões) e de visitantes únicos (33,5 milhões).

Já a Copa do Mundo, disputada em junho e julho, impulsionou a audiência da Folha Internacional, versão que abriga conteúdo do jornal traduzido para inglês e espanhol.

Novos colunistas e blogueiros expandiram a oferta de conteúdo de opinião e análise no site da Folha e se mostraram populares, como indicam os números de audiência apurados pela Adobe Analytics.

Focada no digital, a TV Folha tem produzido debates diários ao vivo, dentro da Redação, reunindo políticos, artistas e especialistas em diversas áreas.

O jornal continuou a produção de especiais de longa leitura. Dentro da série "Tudo Sobre", publicou dois em 2014: um sobre os 50 anos do Golpe de 1964 e outro sobre a escassez de água no país. Além disso, fez um game interativo sobre a Copa.

A Folha ampliou o leque de caminhos para acessar seu conteúdo, com novas versões de aplicativos para as lojas da Apple e do Google, e passou a enviar uma newsletter diária e gratuita para centenas de milhares de pessoas.


Endereço da página: