Folha de S. Paulo


Aluguel residencial tem alta de 2% em São Paulo em 2014, diz Secovi

O preço do aluguel de imóveis na capital paulista teve aumento médio de 2% no ano passado em relação a 2013, segundo pesquisa divulgada nesta sexta (23) pelo Secovi-SP, sindicato do mercado imobiliário.

O reajuste ficou abaixo dos 3,69% registrados pelo IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado). A alta do aluguel em dezembro de 2014 foi de apenas 0,2% na comparação com novembro.

"Dadas as expectativas pessimistas para a economia em 2015, isto é, crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) próximo de zero, inflação próxima do teto [6,5%] e contenção de gastos do governo, se não houver nenhuma medida anticíclica por parte do governo federal para reverter esse quadro, não haverá espaço para um crescimento real [acima da inflação] nos preços do aluguel residencial", disse Mark Turnbull, diretor de Locação do Secovi-SP.

"Portanto, eles devem acompanhar o IGP-M em 2015", completou o executivo.

.

MAIOR AUMENTO

De acordo com a pesquisa, o maior acréscimo de preços se deu nos imóveis de apenas um dormitório: 0,4%. Nas residências de dois dormitórios, a alta foi de 0,2%.

Em dezembro, a modalidade de garantia preferida dos paulistanos foi o fiador, escolhida 45% dos contratos efetuados. O depósito adiantado de até três meses de aluguel veio em seguida, aparecendo em 34% das locações.


Endereço da página:

Links no texto: