Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Recursos em previdência privada têm garantia?

A pergunta foi feita por J.H.V., de Jacutinga (MG)

RESPOSTA DE MAURO CALIL, ESPECIALISTA EM FINANÇAS PESSOAIS
Os planos de previdência complementar são fundos de investimentos que, como tal, não são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), o qual cobre outros tipos de investimento. Como qualquer fundo de investimento, eles têm um CNPJ próprio, como você questiona em sua pergunta. Essa norma visa separar o patrimônio do fundo do de seu gestor –a instituição financeira que escolhe em que aplicar os recursos–, para proteger o investidor final.

No entanto, eliminar riscos é impossível e esses riscos estarão diretamente relacionados aos ativos escolhidos para compor a carteira de seu plano de previdência.

Vamos a um exemplo atual. Se seu fundo de previdência permite a compra de ações até o limite de 40% de tudo o que é investido e o gestor comprou tudo em Petrobras, mesmo com gestor e administrador fortes o fundo teria perdido grande parte de seu capital no ano de 2014. Outro: se seu plano aplica muitos recursos, que podem ser até 100% do total, em títulos de renda fixa de um mesmo conglomerado financeiro, você poderá ter queda de rentabilidade se as empresas desse grupo tiverem qualquer problema.

Sendo assim, o melhor é diversificar, buscar taxas melhores e aplicações protegidas pelo FGC dentro e fora da instituição na qual você hoje aplica seus recursos.


Endereço da página: