Folha de S. Paulo


Primeiras licitações de aeroportos regionais devem sair neste ano

O novo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), disse nesta segunda-feira (5) em entrevista à Folha que as primeiras licitações envolvendo as obras de 270 aeroportos regionais pelo país devem sair em 2015.

"Vamos fazer um esforço hercúleo para, neste ano, ter as primeiras licitações. Vai depender da agilidade de Estados e licenças ambientais."

O ministro disse que ainda não foi definido quais serão os primeiros aeroportos nem quantas licitações sairão neste ano. Segundo ele, a aviação regional é a prioridade A'' da Secretaria de Aviação Civil no segundo mandato de Dilma Rousseff.

Pedro Ladeira/Folhapress
O novo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, fala sobre seus planos à frente da pasta
O novo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), fala sobre seus planos à frente da pasta

A presidente anunciou o plano de aviação regional em 2012. Uma das principais diretrizes do programa é a construção ou reforma de 270 aeroportos regionais no país, ao custo de R$ 7,2 bilhões.

Padilha também afirmou que hoje não há previsão para a construção de um novo aeroporto em São Paulo. No fim de 2013, Dilma anunciou a proposta. "Não há nenhum processo tramitando aqui na secretaria porque ainda não há sustentação legal''.

No final de 2014, o PMDB incluiu na medida provisória do plano de desenvolvimento da aviação regional a criação de novo aeroporto no Estado. A medida provisória aguarda sanção presidencial.

No entanto, parlamentares apostam no veto à criação do novo aeroporto. O projeto enfrenta resistência de grupos concessionários de Guarulhos e Viracopos.


Endereço da página: