Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Aplico todos os meses na poupança. É boa opção?

A pergunta foi feita por J. P. M. S., de Campinas (SP).

RESPOSTA DE WILLIAM EID JUNIOR, PROFESSOR DA FGV-SP
Em primeiro lugar, parabéns pela capacidade de poupança. Poucas pessoas conseguem guardar de 35% a 40% dos seus ganhos, como, na pergunta completa, você diz fazer.

Respondendo à sua pergunta, a caderneta de poupança não é a aplicação mais interessante para você.

Ela está rendendo um pouco mais do que 7% ao ano.

Na questão completa, você menciona que sua ideia é usar uma parte dos recursos para comprar um imóvel (70%) e outra para o futuro (30%), visando uma segunda fonte de renda.

Se você investir em um CDB (Certificado de Depósito Bancário) que renda 100% do CDI (com rentabilidade próxima à Selic), receberá 10% líquido de Imposto de Renda se mantiver o dinheiro por dois anos no mínimo.

Mas há diversas alternativas, a depender do montante que você já acumulou. Por exemplo: bons fundos de renda fixa que têm títulos privados na carteira (os renda fixa crédito) rendem acima da Selic.

Há ainda produtos isentos de Imposto de Renda como LCIs e LCAs (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio), que também têm rendimento superior ao da poupança.

Procure nos diversos bancos as alternativas, compare os custos e também o desempenho passado para escolher o que for melhor para você.


Endereço da página: