Folha de S. Paulo


Vídeo: Conheça mais sobre o investimento CRA

Em vídeo para o "Folhainvest", o professor da FGV e colunista da Folha Samy Dana orienta leitora que quer mais informações sobre CRA (Certificado de Recebíveis de Agronegócio).

Na dúvida que enviou, a leitora conta que obteve as seguintes informações: o CRA pagaria 9% de juros ao ano mais inflação, que seria necessário ter alto poder aquisitivo e não teria garantia semelhante à dos papéis do Tesouro e da poupança no investimento.

Samy Dana começa a resposta dizendo que todo investimento, grosso modo, deve ter a avaliação de risco e retorno. A poupança, lembra ele, tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que paga até R$ 250 mil por CPF e por instituição ao correntista ou investidor em caso de quebra da casa financeira onde os recursos estavam depositados ou aplicados.

No caso dos papéis do Tesouro, que podem ser comprados por meio do programa do Tesouro Direto, não há garantia do FGC, diz, mas o risco é o de o governo dar o calote, considerado mínimo.

"No caso de CRA, o banco emite os certificados e empresta o dinheiro captado para o agronegócio", afirma o economista.
Ele diz que há de fato limite alto para iniciar o investimento, carência em alguns casos -o dinheiro não pode ser retirado antes de determinado período-e baixa liquidez -se o investidor, passada a carência, precisa sacar o recurso aplicado, muitas vezes não consegue fazê-lo no dia que pretende.

"Além disso, o sucesso do investimento depende de quão bom é o empréstimo que o banco faz", afirma Dana. "Se emprestar para bons pagadores, terá um bom retorno; se emprestar para maus pagadores, por outro lado, terá um péssimo retorno", diz.

O vídeo completo está disponível abaixo:

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: