Folha de S. Paulo


Vídeo: Fundo multimercado é melhor que previdência privada?

Em vídeo para o "Folhainvest", o professor da FGV e colunista da Folha Samy Dana orienta leitor que quer entender se o fundo multimercado é uma alternativa melhor que os planos de previdência privada com foco na aposentadoria.

O professor começa afirmando que é importante as pessoas se preocuparem com seu patrimônio para a velhice.

Dana diz que a previdência privada é um produto bancário, que pode ser comprado ou não com foco na previdência, ou aposentadoria. Ele avalia que é um produto com vantagem fiscal: alíquota menor de imposto e, no caso do plano na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), a possibilidade de pagar imposto somente no resgate, para quem faz declaração de IR no modelo completo.

O economista lembra que tanto a previdência privada quanto o fundo multimercado possuem taxas e elas devem ser avaliadas na hora de escolher um produto ou outro.

Dana alerta que, para escolher o investimento, é necessário se informar bem sobre a rentabilidade líquida e riscos. No caso do fundo multimercado, ele recomenda a leitura do regimento, pois pode ter um risco grande.

Para objetivos previdenciários, ele recomenda que o leitor avalie ainda a compra de NTN-B (Notas do Tesouro Nacional- Série B), que pagam o IPCA (inflação oficial) mais uma taxa de juros.

O vídeo completo está disponível abaixo:

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: