Folha de S. Paulo


Vendas em shopping centers crescem 3% no Natal, diz associação

O levantamento preliminar com lojistas de shopping centers indicou que as vendas neste fim de ano cresceram 3% em relação ao mesmo período do ano passado –em termos reais, ou seja, já descontada a inflação –segundo dados da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

A pesquisa foi feita com 150 empresas de varejo que reúnem 7.500 lojas. O levantamento de 2014, porém, considera 25 shoppings a mais do que em 2013 –que foram abertos durante este ano.

A associação destaca que foi o menor crescimento para o período em oito anos.

Já quando são consideradas as mesmas lojas que já operavam no Natal de 2013, no entanto, o patamar de vendas foi igual ao do ano passado, ou houve queda, conforme o segmento.

O desempenho deste ano foi afetado pela dificuldade dos consumidores de acesso ao crédito após o aumento de juros; pelo aumento do dólar, que encareceu produtos de vários segmentos; e pela alta inflação e pela insegurança em relação às medidas econômicas que o governo irá adotar em 2015.

Luciano Amarante - 29.nov.2014/Folhapress
Clientes no shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo
Clientes no shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo

Segundo o levantamento, os segmentos que apresentaram maior crescimento em vendas em relação ao Natal de 2013 foram os de perfumaria e cosméticos (alta de 10%), calçados (9,5%), brinquedos (9,5%), óculos, bijuterias e acessórios (9%), vestuário (8,5%), joias e relógios (8%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (4,5%).

Do total de compras realizadas em shopping centers, 55% foram pagas com cartões de crédito e débito, 25% foram pagas com cartão próprio ou carnês de lojas, 10% com cheques e 10% com dinheiro.

De janeiro a dezembro de 2014, ainda segundo a Alshop, as vendas subiram 8% em termos nominais (sem descontar a inflação), também o menor crescimento desde 2009. Estimando-se uma inflação (pelo IPCA, índice oficial) de 6,4% neste ano, considerada pela entidade, as vendas em termos reais (com desconto da inflação) subiram 1,6%.

PESSIMISMO

De acordo com a Serasa Experian, as vendas do comércio varejista neste Natal registraram queda de 1,7% no país, considerando o intervalo entre 18 e 24 de dezembro. É o pior resultado para o período desde 2003, quando a empresa iniciou o levantamento. Até então, o pior desempenho era o de 2013, quando as vendas cresceram 2,7% sobre 2012.

Tomando-se, apenas o fim de semana que antecedeu o Natal (19 a 21 de dezembro), as vendas caíam 2,1%, ante o final de semana correspondente de 2013 (20 a 22 de dezembro), diz a Serasa.

Dados da Boa Vista SCPC também mostram forte desaceleração nas vendas do período. A empresa apurou aumento de 1,2% nas vendas do varejo, quando comparadas ao mesmo período de 2013, o menor crescimento desde 2008, quando a empresa iniciou a série histórica. O levantamento considerou dados do período entre 17 e 24 de dezembro. Em 2013 houve aumento de 2,5% sobre as vendas do Natal de 2012.

A redução do ritmo de crescimento das vendas para o Natal em 2014 segue a tendência das demais datas comemorativas deste ano, todas apresentaram desaceleração se comparadas ao ano anterior, observa a Boa Vista.

Já o SPC Brasil afirmou que o comércio registrou no Natal o volume de vendas mais fraco dos últimos cinco anos, com uma queda de 0,7% em relação ao ano passado. Em 2013, houve aumento de 2,97% no movimento na comparação com 2012.

De acordo com Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, o resultado reflete o desaquecimento das vendas no varejo observado ao longo de 2014, "em virtude do cenário econômico desfavorável, com crédito mais caro, inflação elevada e baixa confiança do consumidor".

Com o Valor


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