Folha de S. Paulo


A lista de presentes de Natal nos Estados Unidos, segundo o Google

Presentes de fim de ano são, supostamente, uma surpresa até o momento de serem desembrulhados. Porém, existe um lugar (outro, além do Polo Norte) onde esses presentes são conhecidos antecipadamente: no Google.

Os americanos fazem dois terços de suas pesquisas na web pelo Google, o qual concede à companhia um "insight" sobre nossas curiosidades, planos e desejos. E uma grande parte das pesquisas são consultas em shoppings, principalmente neste período do ano.

Nós perguntamos à gigante americana sobre o "top trending" dos presentes -ou seja, os produtos mais procurados relatados nas buscas na maioria das cidades dos Estados Unidos. Tratam-se de pesquisas que são significativamente mais populares nesta temporada de férias do que em outros períodos do ano.

O resultado não mostra os presentes mais procurados na maioria das vezes porque grande parte deles é muito similar, como um iPhone 6 ou um "suéter feio de Natal".

Essa pesquisa, então, fornece algo menos tangível do que números dos gastos no varejo que resultam em uma economia em ascensão. Ela revela um repositório para os nossos desejos coletivos.

Sim, nós gostamos de exibir marcas e, é verdade, nós somos, particularmente, leais às americanas. Nós presenteamos nossos filhos com os mais novos brinquedos no mercado, mas também com os clássicos, vindos da nossa infância.

Alguns dos presentes mais procurados, de acordo com o Google, reforçam os estereótipos de algumas cidades, como relógios "inteligentes" em São Francisco ou bolsas de US$ 800 em Los Angeles. Outros exemplos revelam fidelidades regionais, como mocassins Minnetonka em Minneapolis e casacos com o logo de Harvard em Boston.

Mas, ainda de acordo com os dados, a maior parte dos Estados Unidos é obcecado com um game chamado Cards Against Humanity (Cartões Contra a Humanidade, na tradução livre), a antítese do espírito de Natal, e produtos do filme "Frozen", da Disney.

ROUPAS

Faz sentido que no inverno as pessoas comprem marcas como Patagonia, Columbia Sportswear, The North Face e Barbour para presentear amigos e parentes neste período de férias.

Coletes de pele em Birmingham, no Alabama, são um pouco menos óbvios, mas aparentemente são as escolhas para o guarda-roupa de fãs de futebol. O Estado de Ohio e Harvard parecem ter os fãs mais exibidos, ou, ao menos, os que mais querem "aparecer". E nada chega perto da cultura americana de "altos e baixos", como a popularidade de Michael Kors e calças para jogging -em Los Angeles, os dois exemplos estão no top das pesquisas.

ACESSÓRIOS

A sabedoria convencional ensina que, quando o assunto é presente para uma mulher, você não pode estar errado com joias ou bolsas. O Sudeste do país tem uma propensão para joias da Pandora, uma empresa dinamarquesa que faz modelos discretos, como braceletes.

Dallas gosta dos relógios de Michael Kors. Los Angeles prefere as chamadas "bucket bags" que custam US$ 800 na marca Mansur Gavriel e Minneapolis, sacolas floridas da Vera Bradley. Indianapolis é o mais extravagante na nossa lista, comprando na Louis Vuitton, onde as bolsas são vendidas por alguns milhares de dólares.

SAPATOS

Quando o assunto é sapato, estamos seguindo os passos de Michael Jordan, LeBron James e Kevin Durant, como mostram as pesquisas pelas marcas dos populares jogadores da NBA (National Basketball Association), que foram as mais procuradas neste mês pelo número de cidades.

O conforto parece ser uma prioridade na Filadélfia, as chamadas Ugg Boots para homens são muito populares, e, em Minneapolis, o interesse nos mocassins Minnetonka aumentou na comparação com o ano passado.

Uma enxurrada de pesquisas por botas de chuva em São Francisco dever ter a ver com as recentes chuvas torrenciais na região -um bem-vindo respiro das condições de seca na Califórnia -, mas os varejistas provavelmente não irão ajudar.

DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS

Porém, nada revela mais sobre o desejo da nossa cultura inconstante do que o dispositivo "du jour" (do dia, na tradução do francês para o português). E os fones de ouvido feitos pela Beats Eletronics (agora comandada pela Apple) são claramente o destaque do ano.

Até poucos anos atrás, as TVs voaram das prateleiras durante as férias, mas hoje já não estão mais na lista dos itens mais procurados neste fim de ano -embora dispositivos como Roku e Slingbox, que servem para transmitir as mídias da internet para TVs, estão entre os mais populares.

Se São Francisco lidera o caminho de novas tecnologias, espere relógios inteligentes e carregadores sem fio se tornarem generalizados em breve. (Continue tendo em mente que essas principais pesquisas do Google não são representativas de forma global. Medido desta forma, o iPhone 6 estaria no topo da lista).

BRINQUEDOS E GAMES

Pessoas que buscaram por brinquedos neste mês de dezembro tiveram uma tendência em direção aos clássicos, como Legos, embora as pesquisas possam ter a ver com a popularidade do filme "Uma Aventura Lego" (na tradução em português).

E, obviamente, a marca do filme da Disney "Frozen" continua aquecida no mercado, embora a o brinquedo Peppa, de origem britânica, tenha liderado na cidade de Baltimore, no Estado de Maryland.

Quando o assunto são os adultos, nós desviamos para uma curva politicamente incorreta. Particularmente, o interesse principal neste fim de ano foi o "Cards Against Humanity" (Cartões Contra a Humanidade, na tradução livre). Este game faz com que qualquer um faça piadas sobre raça, religião, geopolítica e outras coisas mais que, provavelmente, não estão entre os assuntos a serem levados à ceia de Natal com a família.

A presença da Tábua de Ouija, criada para ser usada na comunicação de espíritos, nas pesquisas na área de Dallas quer dizer alguma coisa, mas somente os espíritos saberiam dizer.


Endereço da página: