Folha de S. Paulo


Com rublo em queda, Apple suspende vendas pela internet na Rússia

A forte flutuação da moeda russa nesta terça-feira (16), um dia após o BC local aumentar os juros de 10,5% para 17%, levou a Apple a suspender as vendas de produtos pelo site no país.

"Devido a flutuações extremas no valor do rublo, a nossa loja on-line na Rússia está atualmente indisponível, enquanto revisamos nossos preços. Pedimos desculpas aos nossos usuários por qualquer inconveniente", disse a empresa, em comunicado.

Ela não esclareceu quanto tempo demoraria para revisar os preços e, até o fechamento desta edição, as vendas continuavam suspensas.

O rublo fechou em queda de 8,6% nesta terça, quando a moeda chegou a cair 19%. No ano, ela acumula desvalorização de 54%.

REAJUSTE EM NOVEMBRO

No fim do mês passado, a Apple subiu em 25% o preço do iPhone 6 vendido na Rússia. Antes do reajuste, o aparelho era o mais barato da Europa, o que atraiu muitos turistas estrangeiros para as lojas de Moscou.

A Apple é a principal vendedora de smartphones na Rússia (em termos de faturamento), superando a sul-coreana Samsung.

Em entrevista a analistas em outubro, o diretor financeiro da companhia americana, Luca Maestri, afirmou que a valorização do dólar (resultado da política do BC dos Estados Unidos) tem se tornado um desafio para a empresa neste trimestre.


Endereço da página: