Folha de S. Paulo


Escândalos da Petrobras podem afetar nota de crédito da estatal

A Agência Internacional de Energia (AIE) disse, em seu relatório mensal, que os escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras podem afetar a nota de crédito da estatal e sua capacidade de financiar o programa de exploração e produção.

Segundo a IEA, os problemas legais da estatal "parecem estar piorando", enquanto as investigações da Operação Lava Jato avançam.

No relatório, a agência também informa que a empresa de contabilidade PwC (PricewaterhouseCoopers) se recusou a assinar o balanço do terceiro trimestre da companhia, o que levou o adiamento da divulgação do documento. O procedimento é exigido por instrução da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A PwC audita os balanços da companhia desde 2012.

PRODUÇÃO

A agência também menciona que a produção de petróleo no Brasil aumentou pelo nono mês consecutivo para 2,4 milhões de barris por dia em outubro ou 60 mil barris/dia a mais.

O relatório destaca o início das operações na refinaria Abreu e Lima em dezembro, após quase dez anos de construção. A IEA diz que o projeto foi controverso no país, não apenas pelos recentes escândalos de corrupção, mas também pelo aumento do orçamento e atrasos nas obras.


Endereço da página: