Folha de S. Paulo


Receita Federal libera consulta ao 7º lote de restituições do IR de 2014

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (8) a consulta ao sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda de 2014, que contempla cerca de 1,4 milhão de contribuintes, totalizando mais de R$ 1,6 bilhão, valor já acrescido da taxa Selic de 7,21%.

Também nesta segunda a Receita libera consulta a seis lotes residuais (declarações que estavam retidas pela malha fina) referentes aos exercícios de 2008 a 2013, no qual estão incluídos 63.572 contribuintes.

O crédito bancário das restituições será feito no dia 15 de dezembro, no valor total de R$ 1,8 bilhão.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita, ou ligar para o Receitafone, pelo telefone 146. Em ambos os casos é preciso ter em mãos o número do CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não resgatar o dinheiro no prazo, deverá fazer a requisição pela internet, por meio do formulário eletrônico "Pedido de Pagamento de Restituição", ou diretamente no e-CAC, no serviço "Extrato do Processamento da DIRPF".

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, pelo telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Editoria de Arte/Folhapress

MALHA FINA

O contribuinte que não teve a restituição liberada neste último lote deve acessar o site da Receita para identificar o que está pendente em sua declaração, afirma Juliana Fernandes, gerente operacional e especialista em IR da MG Contécnica Consultoria & Contabilidade.

E o motivo para cair na malha fina pode ser banal, acrescenta. "Há muitos casos de pessoas que deixam para a última hora e cometem erros de digitação, fazendo com que a declaração fique retida", diz Fernandes.

Outra situação comum é o contribuinte informar um dado financeiro e a empresa enviar à Receita outros valores. "Por isso é preciso levantar o informe de rendimentos utilizado para o preenchimento da declaração. Pode ter sido erro da própria empresa", afirma.

Omitir rendimento ou incluir dependentes que tenham renda tributável também são erros comuns na declaração de IR, avalia Fernandes.

Quem caiu na malha fina deve entrar no site da Receita Federal e obter um extrato de sua declaração. Para isso, é preciso gerar um código de acesso, para o que será necessário ter em mãos os números das duas últimas declarações (a deste ano e a de 2013, no caso) e preencher também o CPF e data nascimento.

Nesse extrato é possível verificar o que está pendente na declaração. Para enviar a informação corrigida para a Receita, o contribuinte deve alterar o dado e enviar uma declaração retificadora.


Endereço da página:

Links no texto: