Folha de S. Paulo


Via Varejo faz acordo para vender Casa Bahia Contact Center à Atento

A empresa de móveis e eletrodomésticos Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, fechou a venda da sua controlada Casa Bahia Contact Center, de call center, à Atento Brasil no início do mês, conforme documento submetido ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A autarquia aprovou o negócio sem restrições, de acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (28).

Segundo o documento apresentado ao Cade pelas partes, o contrato de venda foi celebrado em 4 de novembro, ocasião em que também foi assinado um contrato para que a Atento assuma a prestação de serviços de call center para a Via Varejo pelo prazo inicial de cinco anos.

O valor da transação foi tratado como informação confidencial pelas companhias.

A Via Varejo confirmou o negócio mas não quis dar detalhes sobre os termos financeiros da operação.

A legislação determina que o início da operação pela Atento é permitido 15 dias após a aprovação do negócio. A Atento não respondeu pedidos por comentários sobre a operação.

ESTRATÉGIA

No mais recente relatório trimestral, a Via Varejo informou uma despesa de R$ 37,9 milhões com a Casa Bahia Contact Center no acumulado do ano até setembro.

"Para a Via Varejo, a operação representa uma oportunidade para concentrar seus esforços e investimentos no desenvolvimento de seus negócios principais, transferindo atividade não estratégica para empresa especializada e, com isso, melhorando o atendimento dos usuários finais", assinalou trecho do documento.

Controlada pelo Grupo Pão de Açúcar, a Via Varejo é a maior varejista de móveis e eletrodomésticos do Brasil. Já a Atento Brasil pertence à Atento Spain, que é controlada pela empresa de investimentos Bain Capital e possui operações em 16 países.

Com a aquisição no Brasil, a Atento, que presta serviços de central de atendimento a clientes como a operadora de telefonia Vivo, deve se aproximar da líder de mercado no país Contax.

Segundo as companhias informaram ao Cade, o mercado de call center conta com cerca de 140 empresas no país, tendo faturado em torno de R$ 9,7 bilhões no ano passado.

A Contax é descrita pelas empresas como líder do setor com base no número de postos de atendimento, com fatia de 19,9% do mercado, seguida pela Atento, com participação descrita como superior a 10%, e pela AeC, com 5,8%.


Endereço da página: