Folha de S. Paulo


Apesar de queda de investimentos, PIB da Grã-Bretanha cresce 0,7% no 3º tri

O investimento empresarial britânico mostrou queda inesperada no terceiro trimestre deste ano, levantando dúvidas sobre a capacidade de resistência da recuperação da economia.

Como inicialmente estimado, o Produto Interno Bruto (PIB) entre julho e setembro cresceu 0,7% sobre o segundo trimestre, quando a expansão havia sido de 0,9%, a maior taxa em quatro anos, informou o Escritório Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira.

Na comparação anual, o crescimento foi de 3,0%, também inalterada sobre a estimativa preliminar do mês passado.

INVESTIMENTOS

Mas o investimento das empresas caiu 0,7% no terceiro trimestre em relação ao período anterior, primeiro recuo desde o segundo trimestre do ano passado e bem aquém da expansão de 3,3% no segundo trimestre.

No ano, o crescimento do investimento empresarial desacelerou para 6,3%, abaixo das previsões de 9,7% dos economistas.

O Banco da Inglaterra, banco central britânico, previu no início deste mês que a economia britânica crescerá 3,5% neste ano, mas advertiu sobre ventos contrários vindos da estagnação na zona euro.

ZONA DO EURO

O crescimento econômico da zona do euro foi mais forte que o esperado no terceiro trimestre deste ano, mostraram dados preliminares publicados no dia 14 de novembro, com a França superando projeções de mercado e a Alemanha afastando-se de recessão.

Segundo a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) dos 18 países que compartilham o euro cresceu 0,2% na comparação trimestral no período de julho a setembro, após expansão de 0,1% nos três meses anteriores.

Na comparação anual, a zona do euro cresceu 0,8% no terceiro trimestre, o mesmo ritmo visto no segundo trimestre, ante expectativas de mercado de expansão de 0,7%.

Por sua vez, o conjunto dos países da União Europeia cresceu 0,3% no mesmo período.


Endereço da página:

Links no texto: