Folha de S. Paulo


PF apura fraudes na Receita Federal de R$ 1 bilhão

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou, nesta manhã de terça-feira (25), no Rio, uma operação em que auditores da própria Receita diminuíam o valor de impostos federais para beneficiar empresários e comerciantes. Policiais federais suspeitam que os desvios dos cofres públicos podem chegar a R$ 1 bilhão.

Chamada pelos investigadores de "Alcateia Fluminense" para identificar a voracidade dos fiscais contra a administração pública, a ação cumpre 29 mandados de busca e apreensão além de 35 mandados de condução coercitiva de funcionários públicos, contadores e empresários.

Algumas das empresas em que os policiais estiveram, nas cidades do Rio e em Niterói, na região metropolitana do Estado, os sócios são auditores da Receita Federal.

Os acusados estão prestando depoimento na superintendência da PF, no Rio. Eles podem responder pelos crimes de patrocinar direta ou indiretamente, interesse privado à administração fazendária, aproveitando-se de ser funcionário público. As penas podem chegar a 12 anos de reclusão aos suspeitos.


Endereço da página: