Folha de S. Paulo


Blogs ajudam empresas a atrair atenção e ganhar clientes

A empresa curitibana EuroIT, de tecnologia para gestão de locadoras de carros, possuía uma lista com 4.000 e-mails cadastrados. Porém, quando enviavam mensagens, só 1% delas eram abertas, conta Julian Gritsh, 43, diretor da empresa. "Nossos clientes entendiam aquilo como lixo", diz.

Até que, em 2011, ele teve uma ideia: como o setor não possuía muitos veículos de informação especializados, a empresa poderia criar um blog de notícias.

Três anos depois, o Blog das Locadoras divulga novidades sobre o mercado de locação de veículos, empreendedorismo e setor automotivo em geral. Os e-mails de divulgação, agora semanais e com parte do conteúdo publicado, passaram a ser abertos por 20% dos que o recebem.

A página tem cerca de 32 mil visitantes diferentes por mês e ampliou o número de ligações de clientes para fazer negócios em 200%, diz.

A necessidade de se criar uma comunicação mais útil e interessante está relacionada à quantidade cada vez maior de informações as quais os clientes são expostos, diz Vitor Peçanha, co-fundador da empresa de marketing Rock Content.

"Hoje, se alguém abre um site e vê uma propaganda, o fecha na hora. As pessoas querem conteúdo interessante que as façam ir até as marcas espontaneamente."

Além disso, fazer os clientes pararem para ler algo por mais tempo no site da empresa ajuda a posicioná-lo melhor em buscas na internet em sites como o Google, diz Elton Miranda, da empresa Contentools.

A blogueira Amanda Barone, 27, é a responsável por manter o blog da Tricae, loja de produtos infantis pela internet. São escritos semanalmente três posts diferentes, sem necessariamente citar produtos da loja.

Fabio Braga/Folhapress
Amanda Barone, 27, que escreve os textos para o blog da loja virtual Tricae, especializada em produtos para crianças
Amanda Barone, 27, que escreve os textos para o blog da loja virtual Tricae, especializada em produtos para crianças

Ela conta que a inspiração para a maior parte de seus textos vem de sua experiência como mãe. Os temas preferidos do público são gravidez e personagens infantis famosos, conta.

O blog existe desde o início da empresa, em 2011, conta Bruno Okada, 29, diretor de marketing.

Segundo ele, como a empresa trabalha principalmente com produtos de outras marcas, a intenção com a página é aumentar a exposição da própria empresa e criar uma relação mais próxima com os consumidores.


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