Folha de S. Paulo


Roberto Justus sobre Samuel Klein: 'Tinha tino comercial como nunca vi'

Perdemos um grande homem. Sempre usei os empreendedores bem sucedidos como referência para minha carreira. O Samuel Klein foi sem dúvida um dos maiores exemplos de determinação, liderança e criatividade.

Tinha um tino comercial como nunca vi! Foi o primeiro empresário a entender as necessidades e a linguagem das classes menos favorecidas, focando seu crescimento com extrema competência nessa faixa do mercado.

Perdemos o homem, mas seus exemplos ficarão eternizados.

O convívio com seu Samuel rendeu passagens memoráveis. Mas uma delas ficará em minha memória para sempre. Em seus 80 anos, fizemos uma belíssima homenagem a ele. O filme contou um pouco de sua trajetória, de refugiado da Polônia ao Brasil, onde começou a vender cobertores numa charrete, indo até as casas de seus fregueses, como ele sempre fez questão de chamar os clientes das Casas Bahia.

Aliás, com ele, discurso de consumidores, público-alvo e outras nomenclaturas, não funcionavam. Eram fregueses. Assim como no filme, seu Samuel agradeceu a todos que estavam na sala, que fizeram parte da sua história, a todos que o ajudaram a construir as Casas Bahia, que naquele ano completava 51 anos. E, sobretudo, agradeceu a nosso país, por ter-lhe dado tantas oportunidades.

Foi um grande líder, dono de uma sabedoria ímpar. Exigente, às vezes bravo, mas sempre de maneira não ofensiva. Exemplo de trabalho, de dedicação, de determinação e, sobretudo, de capacidade de sonhar, pois sempre acreditou que tudo era possível.

*Roberto Justus é CEO do Grupo Newcomm, holding da agência Y&R, primeira agência de propaganda do mercado brasileiro a trabalhar para as Casas Bahia


Endereço da página:

Links no texto: