Folha de S. Paulo


Agência de risco Moody´s ameaça rebaixar avaliação da construtora OAS

A agência de classificação de riscos Moody´s colocou em perspectiva negativa a avaliação de risco da construtora OAS devido aos possíveis desdobramentos da operação Lava Jato da Polícia Federal. Isso significa que a avaliação B1, considerada mediana, poderá ser diminuída.

De acordo com a agência, a perspectiva negativa decorre da percepção de "crescente risco operacional" com as investigações de corrupção envolvendo alguns de seus principais executivos.

"Apesar de as investigações ainda estarem em curso e nenhuma conclusão ter sido alcançada, nós acreditamos que esse episódio possa afetar negativamente a estratégia de crescimento do OAS", afirmou a Moody´s em comunicado.

MENDES JUNIOR

É a segunda ação que a agência toma devido ao caso. Na terça-feira (18), a Moody´s rebaixou a avaliação de risco da construtora Mendes Junior B2 para B3 e ainda colocou a nota em perspectiva negativa para um novo rebaixamento.

A decisão foi tomada diante do aumento do risco de queda na liquidez da companhia após denúncias envolverem um de seus principais executivos.

A agência cita que a Petrobras é um importante cliente da Mendes Júnior, que atualmente corresponde a 15% de seus serviços.

"Embora as investigações ainda estejam em andamento e nenhuma conclusão tenha sido tomada, acreditamos que esses eventos podem prejudicar a liquidez já apertada da Mendes Júnior", diz a agência em relatório.

A perspectiva negativa reflete também as métricas de crédito mais fracas, pressionadas pela inflação e taxas de juro mais elevadas.

"Previsões macroeconômicas e um ambiente fiscal desafiador no Brasil podem resultar em taxas mais baixas de investimento e atrasos na aprovação de projetos públicos", completa.


Endereço da página:

Links no texto: