Folha de S. Paulo


Siderúrgica chinesa Haixin pede proteção contra falência, diz agência

O grupo siderúrgico chinês Shanxi Haixin Iron and Steel, um dos maiores da China, encaminhou nesta segunda-feira (17) um pedido de proteção judicial contra falência, de acordo com a agência estatal Xinhua.

A Haixin, maior siderúrgica privada da província de Shanxi, no norte da China, tem dívida de 10,46 bilhões de iuanes (US$ 1,71 bilhão) ante depósitos bancários de 10,07 bilhões de iuanes, publicou a Xinhua. Representantes da companhia não puderam ser contatados de imediato para comentar o assunto.

O consumo de aço da China caiu este ano pela primeira vez desde meados de 2000, pressionado por fraqueza do setor imobiliário. Isso levou a uma queda nos preços do aço e excesso de minério de ferro no país.

O preço do vergalhão, usado na construção civil, caiu cerca de um terço este ano.

Preocupações sobre calotes têm levado bancos a cortar financiamentos ao setor siderúrgico da China, que tem lidado com margens reduzidas e queda nos preços do aço.

A Xinhua afirmou que a Haixin, que tem produção anual de 5 milhões de toneladas de aço, suspendeu produção em março depois de não ter pago empréstimos bancários.


Endereço da página: