Folha de S. Paulo


Facebook prepara rede social voltada para empresas

O Facebook prepara um novo serviço para empresas, que vai concorrer diretamente com o Google Drive e o Microsoft Office.

Chamada de "Facebook at Work", será uma rede social interna que permitirá aos usuários conversar com colegas e também compartilhar documentos como textos e planilhas, que poderão ser editados simultaneamente por mais de um profissional.

O visual será semelhante ao da rede social, com feeds de notícias e grupos, e o usuário poderá manter uma página pessoal, com conteúdo privado, separado do ambiente corporativo.

O Facebook não quis comentar o assunto.

Os funcionários da rede social têm usado uma solução semelhante há muito tempo e o projeto de expandi-lo como um produto começou a ser desenvolvido no ano passado.

O site está sendo testado em algumas empresas. Parte dos desenvolvedores da nova solução estão baseados em Londres.

Com a entrada no mercado corporativo, o Facebook vai concorrer com redes como o Linkedin, atual líder para conexões do tipo, com 90 milhões de usuários ativos por mês.

Também fará competição a produtos de e-mail e chat do Google e da Microsoft e ao Yammer, rede social corporativa comprada pela companhia em 2012.

Para avançar sobre este mercado, porém, o Facebook precisará convencer as empresas de que poderão publicar informações confidenciais na rede interna com segurança.

Além disso, muitas companhias proíbem hoje o acesso à rede social durante o trabalho, por temer perda de produtividade dos funcionários com conversas pessoais.

O Facebook não deverá cobrar pelo novo serviço, ao menos no início. O benefício para a companhia será o aumento de tráfego em suas páginas. A rede social obtém a maior parte de suas receitas, hoje, de anúncios –quanto mais gente ficar em suas páginas por mais tempo, maior é essa receita.


Endereço da página: