Folha de S. Paulo


Bazares oferecem opções de presente com preço menor

Lojas de presentes, itens de decoração e mobiliário aproveitam a principal data de vendas do ano para colocar suas coleções -atuais e passadas- na rua.

Para o consumidor, é uma oportunidade de presentear pagando preços menores em bazares e ações promocionais de Natal.

"No final do ano, há bazar para todo lado. Mas, para fazer uma boa compra, não dá para ir só atrás de preço", diz Renata Segalla, gerente da loja Sierra SP Maison.

Mas também não basta conciliar desconto e qualidade: é preciso acertar a mão na escolha do produto a quem ele se destina.

Para as festas de Natal, a compra acaba sendo decidida mais pelo design do que pela utilidade, conforme Segalla. Nesse sentido, ela recomenda apostar em peças básicas e com design neutro.

"Peças de design neutro são curingas e se adaptam a diferentes estilos, além de ficarem menos datadas."

A designer de interiores Cristina Barbara chama a atenção para produtos que tenham significado. Ela cita, por exemplo, artigos personalizados e de artesanato.

"Dá para pensar em algo que tenha significado e que seja sustentável. Há muita coisa que reaproveita materiais e que leva um pouco a alma de quem fez", diz ela.

Barbara também aconselha presentear com itens que podem ser úteis na própria celebração do Natal, seja uma peça para decorar a mesa da ceia seja uma guirlanda de frutas secas, que pode ser degustada.

"Quando o item é para casa ou para compor a mesa, pode ser mais vistoso e colorido, desde que entre no orçamento", pondera ela.

Para não perder o controle dos gastos, vale fazer uma lista de quem presentear antes de ir às compras (mesmo com descontos). A medida evita o consumo impulsivo e as dívidas.


Endereço da página:

Links no texto: