Folha de S. Paulo


YouTube abre estúdio gratuito em SP

O Google escolheu um local modesto em Bom Retiro, no centro de São Paulo, para instalar o que a empresa chama de centro de produção de conteúdo para audiovisual, o YouTube Space. É o quinto do tipo do mundo –os outros estão em Nova York, Los Angeles, Tóquio e Londres.

A ideia é oferecer espaço e estrutura básica com equipamentos de filmagem, luz e som para que canais brasileiros do YouTube que tenham mais de mil inscritos produzam e melhorem seus próprios vídeos.

O espaço começa a funcionar para convidados nesta segunda (27), e a previsão é que ele seja aberto ao público no fim de novembro. O aluguel dos equipamentos será feito por meio da web; o usuário acessará o sistema com as credenciais do YouTube e escolherá o que precisa para fazer o vídeo: tipos de câmeras, microfones, guias e luz.

"O YouTube quer deixar de ser apenas um repositório", afirma Álvaro Paes de Barros, diretor do YouTube no Brasil. "Queremos que as pessoas também nos procurem pelo conteúdo que elas só poderão ver aqui."

A ambição da maior plataforma de vídeos é clara: ter conteúdo original que dê força o suficiente para, um dia, concorrer com canais de TV.

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, atrás somente do próprio Google. Tem 1 bilhão de visitantes únicos por mês –quase 40% de todas as pessoas que estão na internet.

Mais de 6 bilhões de horas de vídeo são vistas por mês no YouTube, e a plataforma recebe cerca de 300 horas de novos vídeo por minuto.

No Brasil, o segundo maior país em número de pessoas que acessam o YouTube, são mais de 60 milhões de visitantes mensais, segundo dados da comScore. Os brasileiros conectados assistem a uma média de oito horas por semana de vídeo on-line.

Além de estrutura audiovisual, o YouTube também oferecerá cursos, de edição e produção, além de dicas sobre a própria plataforma –por exemplo, sobre como aumentar o número de visualizações e como ganhar dinheiro com os vídeos.

Desde a inauguração do primeiro YouTube Space, em 2012, mais de 30 mil pessoas já participaram de 450 workshops; mais de 6.000 vídeos foram criados, acumulando 750 milhões de visualizações.

INSTITUTO CRIAR

Diferentemente dos outros estúdios do YouTube, que são propriedade do Google, no Brasil o espaço foi implementado por meio de uma parceria com o Instituto Criar, fundado em 2003 pelo apresentador da Globo Luciano Huck.

O espaço físico onde estão os estúdios do YouTube é do Criar, que dá cursos de formação audiovisual para jovens pobres.

"Faz muito sentido estarmos juntos nesse barco. O pessoal do YouTube dá voz e espaço e protagonismo para o jovem que nós formamos", diz Luiz Alfaya, superintendente do Criar.

PROPAGANDA OFF-LINE

Aliado à estratégia de fortalecer o conteúdo, o YouTube passou a investir em publicidade off-line para modificar a imagem de seu negócio. "Queremos mudar a percepção do YouTube no Brasil", diz Paes de Barros.

Três canais de grande audiência estrelam a campanha, que desde a última semana estampa outdoors e pontos de ônibus em São Paulo: Porta dos Fundos, o canal com mais inscritos no país (9 milhões), Camila Coelho, de moda e maquiagem, e o Manual do Mundo, com vídeos bem-humorados explicando o funcionamento das coisas.


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