Folha de S. Paulo


Consumidor espera mais do que as marcas entregam, diz pesquisa

São tantas interações nas redes sociais que consumidores e marcas vivem um momento DR (discutir a relação).

Quase 9 em cada 10 pessoas ouvidas para uma pesquisa feita em 12 países dizem esperar um relacionamento mais significativo com as marcas. Mas menos de duas acredita que as marcas fazem isso de forma correta.

Os dados fazem parte do Brandshare, pesquisa anual da Edelman Significa, empresa de relações públicas e comunicação corporativa com sede nos EUA.

"As expectativas das pessoas na interação com marcas aumentou muito", diz Rodolfo Araújo, líder da área de pesquisa da Edelman no Brasil. "A relação vai muito além de questões de consumo. As pessoas querem ver seus problemas resolvidos, mas também querem que as marcas sejam simpáticas e apoiem causas com as quais se identificam."

Editoria de Arte/Folhapress

A Edelman ouviu 15 mil pessoas sobre o que elas esperam das marcas. No Brasil, foram 1.027 pessoas. Os números no Brasil são relativamente similares ao da pesquisa internacional, com alguma variação de intensidade.

Uma das motivações do Brandshare era entender até que ponto o consumidor está disposto a entregar de bandeja seus dados e opiniões para as marcas.

A conclusão, segundo Araújo, é que a forma mais eficaz para as marcas é preencher as expectativas dos consumidores nas esferas racional, emocional e social.

"A questão da qualidade e da responsabilidade socio-ambiental não é mais opcional. Toda marca tem que preencher esses quesitos. A briga vai ser no território simbólico, das narrativas e dos propósitos."

Quanto mais as marcas preencherem essas expectativas, diz Araújo, mais as pessoas estarão dispostas também a compartilhar conteúdo produzido por elas.


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