Folha de S. Paulo


Governo marca leilão de fontes alternativas de 2015 para abril

O Ministério de Minas e Energia determinou a realização do leilão de fontes alternativas de 2015 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 10 de abril do ano que vem, conforme portaria publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.

Segundo o texto, serão negociados no leilão contratos na modalidade por disponibilidade de energia elétrica, com prazo de suprimento de vinte anos, diferenciados por fontes, para empreendimentos de geração a partir de fonte eólica ou termelétrica a biomassa.

EM 2014

Um outro leilão de energia está previsto para ocorrer no dia 5 de dezembro.

Na semana passada, publicação feita no Diário Oficial informou que o leilão permitirá contratação de energia por três e por cinco anos.

Em geral, esses contratos são mais curtos, já que o leilão é feito com a energia chamada "velha", aquela que já existe e está disponível em usinas construídas.

Assim, ele é feito apenas com objetivo de equilibrar a demanda das distribuidoras para o ano seguinte, contratando uma quantidade não muito elevada de energia.

No entanto, essas distribuidoras, que atendem diretamente o consumidor, já preveem que terão de contratar uma quantidade muito grande para 2015, cerca de 4 mil megawatts médios de energia.

Editoria de Arte/ Folhapress

Durante praticamente todo o ano de 2014, as distribuidoras tiveram problemas por não contar com energia suficiente para a demanda da população, tendo de recorrer a contratações de curto prazo e pagando muito mais caro por isso.

Este problema acabou tornando a dívida das empresas insustentável e o governo optou por intervir, oferecendo aportes e intermediando empréstimos.


Endereço da página:

Links no texto: