Folha de S. Paulo


Com juros negativos na Europa, banco cobra por depósito em euro

Bancos como o Bank of New York Mellon começaram a cobrar de seus clientes por depósitos em euros para compensar as taxas negativas de juros que incidem sobre seus negócios na Europa.

Segundo o "Wall Street Journal", Goldman Sachs e JPMorgan também começaram a fazer a cobrança de grandes clientes.

Na Europa, a recente decisão do BCE de reduzir para menos de zero a sua taxa de redepósito deve afetar mais de € 500 bilhões em saldos de fundos do mercado monetário. O banco central está tentando estimular as economias da zona do euro.

Cerca de 15% dos depósitos do BNY Mellon são denominados em euros, e o banco começou a cobrar seus clientes por esses depósitos a partir do início deste mês.

"O que estamos fazendo é essencialmente repassar a taxa de 0,2% que estamos absorvendo por causa do Banco Central Europeu", disse Brian Shea, vice-presidente do conselho do BNY Mellon.

"Os clientes compreendem que isso não foi realmente iniciado por nós e que significa um repasse da taxa que estamos absorvendo."

Bancos como o BNY Mellon foram atingidos por mais de cinco anos de taxas de juros extremamente baixas, e o seu negócio básico, salvaguardar trilhões de dólares em ativos de clientes, tornou-se menos lucrativo.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: