Folha de S. Paulo


Jovens de 25 a 34 anos são maioria entre os iniciantes

A faixa etária que concentra mais empreendedores iniciantes é entre 25 e 34 anos. Segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) divulgada neste ano, 22,9% deles têm esse perfil.

Para Luiz Barretto, presidente do Sebrae, isso reflete uma maior percepção do empreendedorismo como uma opção de carreira por pessoas que estão iniciando a vida profissional.

Nessa idade, o setor de atuação mais comum de quem começa um negócio é o do comércio de roupas e acessórios, concentrando 10% dos empreendedores iniciais (que têm negócios de até 42 meses).

A concentração nesse setor se deve ao fato de eles trabalharem com produtos de baixo custo e alta demanda o ano inteiro.

Esse também é o público com mais candidatos a donos de franquia. Segundo estudo do Franchise College a partir de análise de informações de 187 franquias e cerca de 3.000 candidatos a franqueados, 35,4% deles têm entre 25 e 34 anos.

Muitos são pessoas que já tiveram a oportunidade de trabalhar em outra atividade. Como a fisioterapeuta Tatiana Maeda, 31, esses profissionais decidem apostar em outra oportunidade.

Ela abriu uma franquia da rede Coxinha du Chef em Mogi das Cruzes (SP) com o namorado, Francisco dos Santos Junior, 27. A intenção dos dois, conta, é tentar aumentar a renda para poderem se casar em breve.

"Minha profissão era mal reconhecida, queria uma graninha extra. Vendemos carro, juntamos nossas economias e começamos o negócio", diz Maeda.

Segundo Felipe Gasko, coordenador de portfólio da Endeavor (organização de apoio ao empreendedorismo), essa faixa etária concentra grande número de empreendedores que tentam criar modelos de negócios inovadores e que possuem, em geral, grande tolerância ao risco.

No caso de Caio Bonatto, 28, presidente-executivo da empresa curitibana TecVerde, a novidade é o uso de uma tecnologia alemã para construção de casas a partir de um processo industrial mais rápido e sustentável.

Ele conta que a maior dificuldade foi adaptar a tecnologia ao mercado brasileiro –o sistema permite a construção de paredes e lajes em fábricas.

Sem entrar em detalhes sobre o valor de faturamento da companhia, o empresário diz que, até agora, a TecVerde construiu mais de 50 mil metros quadrados de casas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil em quatro anos de atuação.


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